Vamos falar hoje de uma forma de cuidar do corpo e da saúde chamada de Consciência Corporal. Mas o que vem a ser essa consciência corporal? Vamos falar dela agora, trata-se de uma forma de autoconhecimento. é um processo de movimento para conhecer o próprio corpo. A técnica da consciência corporal tem a ver com prestar a atenção ao próprio movimento e observar a relação do corpo com o espaço que ele ocupa, com seus músculos e articulações. "muitas causas estão por trás dos bloqueios de percepção corporal", conforme explica a osteopata Grace Alves Ferreira. "Vivemos muito sentados ou sentados em posições incorretas, o que facilita a má postura e acaba piorando a percepção corporal", diz a especialista. Aspectos emocionais também estão envolvidos na consciência corporal: um cara reprimido por questões morais ou com baixa autoestima acaba indiretamente causando reflexos no corpo, tornando-se retraído, o que se reflete principalmente na postura curvada e, consequentemente nas dores cervicais.
Uma outra coisa que vem a contribuir de forma negativa é o sedentarismo não é necessariamente causador da falta de consciência corporal, mas grande parte das pessoas que fazem exercícios físicos interagem de forma mais direta com o próprio corpo e graças a isso, vão ter um melhor conhecimento a respeito do próprio corpo, mas também vale o cuidado com as posturas e excessos nos esportes. Tudo em excesso começa a trazer danos a saúde.
Outro erro comum das pessoas isso chega a ser um número bem considerável de pessoas que é o descuido de sentar-se de forma incorreta. " Muitas pessoas passam mais de metade de seu dia nessa posição e fazer isso de forma inadequada pode trazer muitos problemas", explica Grace. Um conselho é apoia sempre os pés no chão, mantendo o ângulo de 90 graus nos joelhos, assim como o do quadril, e prestar atenção para que esse ângulo não diminua e você não acabe curvado.
Um fato que também requer atenção e quanto a sua alimentação tendo influência na percepção corporal; comidas gordurosas retardam o metabolismo, prejudicando o funcionamento do seu sistema digestivo. "Quem conhece o próprio corpo e seu funcionamento corporal sabe os limites alimentares que mantém o bem-estar em dia", comenta novamente a osteopata.
Uma outra pessoa que fala que deve ter esse cuidado com a consciência corporal e a professora Letícia Nabuco, que é encarregada pelas aulas de Conscientização do movimento do curso de consciência corporal oferecido anualmente pela Universidade de Juiz de Fora, ela declara que o principal missão das aulas, com duração de oito meses, é "despertar no aluno um olhar crítico e investigativo para o próprio corpo". Curso este que atrai principalmente os profissionais da área de saúde , mas também é aberto ao público interessado, envolve a parte teórica e a prática, visando a prevenção de problemas musculares e ósseos, o reconhecimento das incorreções e práticas de correção da postura, respiratória e muscular, além da prevenção de lesões.
Updated: Thursday, 30 May 2019 4:51 PM BRST
Post Comment | Permalink | Share This Post